eLua : Lua for a embedded world

Overview

eLua é a versão da linguagem Lua desenvolvida para ser utilizada embarcada em microcontroladores de 32 bits. A linguagem Lua foi desenvolvida pela PUC/RJ com o objetivo de ser uma linguagem de simples utilização, fracamente tipada e ser de fácil aprendizado. Desde o inicio foi projetada com o objetivo de ser utilizada em ambientes sujeitos a mudanças constantes , na linha trocar turbinas em pleno voo. A linguagem pode ser utilizada embarcada em uma outra linguagem , mais comumente C , onde todas as partes principais são escritas em C e o que muda com frequência é  escrito em Lua , podendo ser carregado em tempo de execução. Muitos projetos e aplicações fizeram uso destas facilidades proporcionadas pela linguagem mas foi no mundo dos games que ela tornou-se mais visível e conhecida. Este sucesso deveu-se a muitos jogos terem incluído Lua como a linguagem para a escrita das fases , permitindo a partir de um mesmo engine de games , adicionar novos ambientes e dificuldades a medida que as novas fases fossem atingidas. Lua é utilizada em muitos contextos tais como servidores web, tratamento de imagens , automação de atividades , jogos para celulares , etc etc.

Origem

A Linguagem Lua foi desenvolvida por uma equipe da PUC/TECGraf com o objetivo inicial de ser usada em projetos da Petrobras . Desta equipe faziam parte Roberto Ierusalimschy ,Luiz Henrique de Figueiredo e Waldemar Celes. A linguagem rapidamente passou a contar com uma serie de melhoramentos e ampliações que a tornaram um linguagem de uso geral e fazendo inclusive da infraestrutura do projeto da TV Digital Brasileira.

eLua

A linguagem eLua é uma convergência de dois projetos assemelhados que visavam trazer a linguagem lua para o ambiente dos microcontroladores. Os projetos de Bogdan Marinescu e Dado Sutter ( OHMS , PUC/RJ )  , para portar a linguagem Lua para microcontroladores , existiam independemente e resolveram integrar os esforços, fontes e experiência acumulada para criar um ambiente unico de desenvolvimento. Após esta integração foram iniciados os esforços para portar a linguagem para outros microcontroladores e outras arquiteturas. Atualmente (2015) é possivel executar  eLua em diversos microcontroladores com diferentes graus de acesso aos periféricos internos

Hoje, a principal referencia sobre eLua é a pagina do projeto em http://wiki.eluaproject.net/  . Existe tambem o site eLua builder ,http://builder.eluaproject.net/  , onde está disponível uma plataforma online para a gerar o binário para diversos microcontroladores e kits de desenvolvimento.

Porque falar disso ? Lua está sendo usada para criar mini-aplicações nos módulos Wi-Fi de baixo custo , baseados nos SoCs esp8266 da Expressif  , mas isso é conversa para o próximo post do BlogDoJe.

Referencias :

Lua na Wikipedia

Página do OHMS no Facebook

OHMS – Our Home Maker Space

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *