Monte um Arduino Severino para chamar de seu

Cada vez que converso com os novos interessados no Arduino, a maioria quer usar um Arduino original , italiano com pedigree e atestado de origem ( invoice) . Mas, como todos ja sabem, é possivel montar o seu proprio Arduino , dá trabalho , exige o aprendizado de uma série de conhecimentos durante a “jornada” de montagem e depuração mas que no final, voce estará pronto paras as novas necessidades que surgirão depois que voce tiver completado o seu Arduino.

E onde entra o Severino ? O Arduino S3V3 , Severino , muito prazer, é uma versão melhorada do Arduino Single Side Serial desenvolvida pelo Adilson Akashi. Possui trilhas mais largas , bem distribuídas e que incorpora as novidades presentes nas versões USB mais recentes. Voce pode fazer a sua própria placa usando transferência témica por toner mais ferro de passar roupa, comprar os componentes e monta-la voce mesmo . O custo fica baixo . Segundo o Prof. Paulo Gonçalves da Universidade Estadual de Maringá , em seu ultimo levantamento determinou que o custo total do Severino ficaria em torno de R$ 28,00 reais incluindo o microcontrolador ATMEGA8. A planilha com o levantamento dos preços esta no link abaixo. A confecção da placa não é complicada mas voce terá que lidar com ácidos , ferros de passar roupa e furação da placa. É possivel comprar a  placa já pronta no ponto de só fazer a montagem, no mercadolivre aparecem de vez quando placas do severino para vender . De qualquer forma , o manual de montagem do severino apesar de bem básico , traz o desenho das placas, esquema e lista de componentes.

Montem , errem , consertem , o processo é bem simples . No inicio é provável que voce leve um dia para montar e depurar mas depois de uns 20 arduinos montados, voce conseguirá chegar perto das duas horas para coloca-lo em funcionamento.

Divirta-se !!!

Links:
Documentação Arduino Severino no site Arduino.cc
Planilha com preços dos componentes do Severino

Posts Relacionados:
Arduino Single-Sided Serial Board (versão 3) – Severino

4 thoughts on “Monte um Arduino Severino para chamar de seu”

  1. Carlos ,
    Diretamente não , se voce não tiver uma porta serial na sua máquina , poderá colocar um conversor usb para serial.

  2. Ola Alan, Eu ja tinha feito inclusive um post sobre este “clone”. Quanto sobra de espaço na flash para os sketchs em um atmega 168 ?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *