Tatuino , o primeiro clone de Arduino industrializado brasileiro

tatuino21.jpg

Recebi para avaliação, uma amostra do Tatuino , o primeiro clone de Arduino fabricado no Brasil pela Tato Equipamentos Eletronicos. O produto chegou bem embalado em uma caixa de papelão. Dentro da caixa estavam o Tatuino embalado em um envelope de papel com plastico bolha por dentro , mini-cd e cabo USB para conexão ao PC.

tatuino3.jpg

O mini-cd contem o ambiente de desenvolvimento do Arduino na versão para Windows e os documentos “Getting Started with Arduino” do Massimo Banzi e “Arduino Notebook” do Brian Evans.

A placa está bem montada, com um layout bem feito, com a maioria dos componentes em encapsulamento SMD e o microcontrolador é o ATMEGA168. O Tatuino aparenta ser baseado nos layouts dos projetos do Arduino Diecimilla e do Freeduino com uma diferença principal no uso de um ressonador integrado de tres pinos no lugar do cristal com os capacitores. A placa possui leds SMD ligados ao pino 13 e aos pinos de RX e TX da interface serial do ATMEGA168.

Instalei a versão 011 da IDE do Arduino contida no mini-cd e recomendo atenção na instalação do driver USB , que está no subdiretorio drivers/FTDI USB Drivers do ambiente de desenvolvimento, esta instalação deve ser feita antes de começar a usar o Tatuino. O funcionamento do Tatuino foi imediato e como característica interessante está o reset do microcontrolador sendo acionado por software logo após o upload do programa , permitindo o teste do programa carregado sem apertar-se o botão de reset na placa.

Testei o funcionamento de todos os pinos com o exemplo blink_led e testes das entradas e saidas analógicas sem encontrar problemas.

O unico senão foi a ausência dos conectores fêmeas do lado referente ao analog in e tensões de alimentação mas foi resolvido rapidamente com alguns conectores que eu já possuia.

Acredito que o produto Tatuino seja uma boa opção para quem quer conhecer e utilizar o projeto Arduino sem as preocupações de montar e depurar o circuito , iniciando imediatamente a criação dos seus projetos.

Atualizado em 27/01/2010

Por uma sugestão do Adilson Akashi, fiz a alteração do titulo do post. O Tatuino é o primeiro clone nacional de Arduino. O nome Arduino só pode ser usado pelos criadores do projeto.

Links:
Tato Equipamentos Eletronicos
Site Arduino
Site Freeduino

Posts Relacionados:
Arduino 0017 disponível para download
Chegou o Arduino MEGA
Controlando Motor Servo de Parabolica com Arduino
Arduino Duemilanove
ATMEGA328P – Quadruplicando a memoria do Arduino
Arduino Single-Sided Serial Board (versão 3) – Severino

16 thoughts on “Tatuino , o primeiro clone de Arduino industrializado brasileiro”

  1. Bom saber que temos algum bom fabricante nacional desse equipamento, pena que no site da Tato diz que não há produto no estoque. Aguardo mais informações no seu blog!

  2. A unidade enviada era para avaliação logo que a Tato iniciou a comercialização . O produto é vendido com todos os conectores .
    Abs

  3. Ola, gostei muito do seu site, eu já uso uma interface Basic Stamp também comercializada pela Tato, como hobbista, estou lendo sobre este tatuino feito pela Tato e estou atras de uma interface usb para usar no notebook. Gostaria de saber se existe a possibilidade de montar um braço mecânico , utilizando por exemplo, 4 motores de passo igual estes de parabólicas conforme mensionou e a interface tatunido da Tato, que seja controlado tanto préprogramado os movimentos (igual faço no basic stamp) e também atraves de um programa que eu criaria e comandaria em tempo real pelo notebook. Sou programador em VB, tem como fazer algo direto no vb ? ou então utilizando a linguagem e programa de desenvolvimento proprio dele, eu consigo ter um software para controlar o braço em tempo real ? obrigado, parabéns pelo site.

  4. Ola Rafael,
    O projeto que voce deseja montar é totalmente viável. O Tatuino é uma versão do Arduino e pode controlar até 20 servos simultaneamente ( o motor de parabolica é do tipo servo , ele não é um motor de passo) .
    O Arduino possui uma linguagem de programação muito simples e ao ser conectado ao PC voce poderá conversar com ele atraves de uma porta virtual serial. Existem diversos exemplos na internet de programas em visual basic acessando a porta serial direta ou virtual atraves do driver usb.
    Boa Sorte !!!

  5. Legal, quer dizer então que eu adquirindo um Tatuino e ligar diretamente nele um servo motor em suas saidas, poderei desenvolver um programa para opera-lo ? Eu vi o seu exemplo sobre comandar um servo, joguei no compilador Arduino 0015, mas não consegui fazer aparecer o prompt pedindo qual opção à escolher para posicionar o servo, existe alguma coisa mais para instalar ? muito obrigado

  6. Rafael,
    Voce já tem o Tatuino ou Arduino ? O programa deve ser compilado e carregado no Tatuino para ser executado no Tatuino, o programa não é executado no PC.

  7. Hummm, é que eu conversei via skype chat com o pessoal da tato justamente pois tava querendo tirar esta duvida. O tatuino então é como se fosse um basic stamp , vc programa o microcontrolador com os comandos e ai sim ele vai fazer o comando que foi pre-programado nele. Não existe a possibilidade de eu ter um programa executando no meu notebook e conectado via usb ao arduino, e conforme eu clico num botao no meu programa, o arduino faz o servo mexer, por exemplo, conforme eu for operando no meu programa ?

    mais uma vez obrigado

  8. Exatamente Rafael , ele é um kit de desenvolvimento contendo um microcontrolador de uso geral , não é apenas uma interface usb para motores ou algo do tipo. É programavel , pode receber comandos do PC via USB ,etc . Voce pode fazer o que quiser mas vai ter que desenvolver o programa e carrega-lo na memória do Tatuino para que ele o execute .
    Espero que agora esteja mais claro para voce .
    Adquira-o ou monte-o e divirta-se.

  9. Entendi. Mas o que eu precisava era duma interface que pegasse os comandos que mandaria via paralela , e execute em tempo real. Como se fosse um braço mecanico comandado pelo mouse. Eu vou mexendo no programa que desenvolvo, e a paralela vai mandando sinais para a interface que vai atuando nos motores em tempo real à reação minha no programa. Eu até já fiz algo parecido, mas os notebooks não vem com porta paralela. Eu até comprei um cabo conversor parela/usb, mas ele só funciona com impressora. Não serve para mim mandar 0 ou 1 (5v) através de algum pino dela. Você conhece alguma solução para esse tipo de coisa que preciso fazer ?
    obrigado

  10. Olá,

    Estou tendo problemas com um dos meus tatuinos, ao tentar carregar qq programa ele me retorna a seguinte mensagem:

    avrdude: stk500_paged_write(): (a) protocol error, expect=0x14, resp=0x64

    avrdude: failed to write flash memory, rc=-4

    avrdude: stk500_disabled(): protocol error, expect=0x14, resp=0x51

    Os outros dois tatuinos funcionam perfeitamente.

    Será que eu tenho que fazer alguma coisa para apagar algum programa mal carregado ou coisa assim ? se alguem souber oq é p favor me responda.

    Obrigado e parabêns pelo blog.

  11. Estou interessado em montar uma riscadeira com tres motores de passo, para fazer trabalho em chapa de madeira bem fina, pequenos risco, pra isso preciso de uma placa que controle os motores e uma maneira de programa-los de acordo com cada projeto de dezenho, sendo assim vem a pergunta:
    seria posivel usar a placa tatuino pra fazer esse serviço, ou precisaria de algo mais? considere que sou leigo em eletronica.

    agradeço profundamente a ajuda e informação!
    parabens pelo blog

Comments are closed.