Sun Spot

SunSpotNo mês passado assisti uma apresentação do Sun SPOT durante a comemoração do décimo aniversário do grupo de usuários Java do Distrito Federal – DFJUG , no auditório da UNB.
A apresentação mostrou algumas capacidades do kit tais como comunicação wireless e o demo de escrita de frases no ar usando P.O.V ( persistencia da visão) .

Mas o que é o SUN SPOT ?
Seu nome vem de Sun Small Programmable Object Technology e tem como objetivo ser um nó de rede de sensores wireless , um “mote”, um dispositivo de comunicação pequeno capaz de reportar as condiçoes do ambiente onde está localizado e com baixíssimo consumo de energia. A parte de comunicação segue o padrão IEEE 802.15.4 standard e diferente de outros dispositivos de sensoriamento , o SUN Spot utiliza uma maquina java virtual , a Squawk.

Em total aderencia a sua visão de computação em rede, a Sun pretende com este dispositivo , inspirar a criação de uma nova geração de tecnologias e equipamentos que traga a conectividade da Internet para as coisas do dia a dia em torno de nós, “The Internet of Things”.
Esta “Internet de Coisas” prevê que tudo de valor e que contenha algum tipo de informação será parte da Internet. Tudo estará conectado e não somente computadores: carros , bicicletas , geladeiras , brinquedos , hortas , janelas , camas, tudo podera coletar coletar, armazenar e disponibilizar dados que poderão ser exibidos , associados e transformados em informação válida e disparar ações de controle .

O Sun Spot possui as seguintes caracteristicas :

Processador de 180 MHz 32 bit com core ARM920T, 512K RAM e 4M de Flash
Radio de 2.4 GHz IEEE 802.15.4 com antena integrada
Interface USB
Acelerômetro 2G/6G 3-eixos
Sensor Temperatura
Sensor de Luz
8 LEDs RGB
6 entradas analógicas
2 botões
5 pinos de I/O de uso geral
4 pinos de saida com capacidade para correntes mais altas

Ferramentas de desenvolvimento:
O desenvolvimento para o Sun SPOT, preferencialmente, é feito com NetBeans que possui uma grande integração com o kit para execução e depuração de programas ou o SPOTWorld, mas podem ser usadas outras ferramentas para desenvolvimento Java tal como o Eclipse.

A SUN pretende com este kit incentivar o aprendizado e desenvolvimento de sistemas embutidos baseados em Java e possui programas de aquisição subsidiada para escolas e universidades.

O que tem a ver o SUN Spot com este blog ?
– Nas entranhas do dito cujo está um AT91 ARM920T da Atmel rodando a maquina java SQWAK
– Coleta informações sobre o ambiente e pode acionar mecanismos de controle .
– Mais uma ferramenta para dominar e controlar o mundo.

Pinky e o Cerebro

Links:
Site oficial do Sun Spot
Sun Spot no Wikipedia
Site ATMEL do AT91
Site da JVM SQWAK
Projeto TIE-SS da Universidade do Rio Grande do Sul
Site DFJUG

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *